segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

RESENHA: SOLDIER - LEAL ATÉ O FIM - SAM ANGUS

"O cão deve querer estar com você. Se ele quiser estar com você, então ele será leal, corajoso e honrado... "


Stanley, que vivia na pequena cidade de Lancashire na Inglaterra, viu seu irmão mais velho, Tom, seguir para guerra e viu seu pai cada vez mais amargo e cego para ele. 

Certa manhã, Stanley deixou Rocket a cachorra de raça que seu pai criava escapar, e no cio ela ficou sumida por uns dias, ao retornar para casa,  Da,  pai de Stanley sabia que ela voltaria prenha e de filhotes mestiços, o que para ele não seria de serventia. 

Dois meses se passaram e Rocket teve os três primeiros filhotes e minutos depois com muita dificuldade veio mais um filhote, sem respirar, com o pouco de conhecimento que tinha, Stanley fez respiração boca a boca naquele pequeno ser que aos poucos foi reagindo e se recuperando, após nascer com as vias respiratórias obstruídas. Pela sua coragem e vontade de lutar pela vida, Stanley deu à ele (o único menino da ninhada) o nome de Soldier, homenageando também seu irmão que lutava na guerra.


Da estava amargurado e triste por ter perdido a esposa recentemente e agora seu filho mais velho que havia ido para guerra, mas não se importava com Stanley que estava ansiando por atenção e carinho do pai. 

Stanley só tinha Rocket e seus filhotes e Soldier vinha cada vez mais se mostrando forte e corajoso, mas ele sabia que seu pai não aceitaria ficar com esses filhotes mestiços pois ele ameaçava doar os filhotes ou afoga-los no rio. 

Depois de ter doado 3 filhotes de Rocket, Soldier ficou com o garoto, mas ainda Stanley sentia muito medo de seu pai para com o pequeno cão. 

Certa manhã ao acordar e não encontrar Soldier no canil, Stanley seguiu os rastros de feno que ficavam na cama de Soldier e encontrou algo boiando no rio e acreditou ser seu pequeno cão, descendo rio abaixo pela correnteza. 
Enlouquecido por seu pai ter afogado Soldier, e não aguentando mais ficar na sua casa sem o cão e seu irmão que lutava na França, Stanley decidiu se alistar, mesmo sabendo que não seria aceito por ter apenas 14 anos. Depois de horas na fila, Stanley foi chamado na sala do tenente e mentiu ter 17 anos para ser aceito. Ele é enviado para o campo de treinamento onde poucos dias depois encontrou um anuncio recrutando voluntário para o serviço de cães mensageiros.
Como ele já tinha bastante conhecimento para treinar os cães, Stanley ficou ansioso para conhecer os cães que ele treinaria e o ajudaria  a ser enviado para França para reencontrar seu irmão Tom.


(Muitos cães foram enviados nos campos de treinamento, muitos doados por famílias, ou recolhidos das ruas, no final da guerra. Foram enviados cem mil cães para o serviço de mensagens e desses, sete mil morreram).




Na entrega de cães que seriam treinados, Stanley foi o último a ter seu cão entregue, chateado por ter conseguido apenas um (para ser enviado para a França ele precisaria no mínimo ter três cães) e seu cão, Bones, era um gigantesco cachorro dinamarquês estabanado e pouco obediente. 

Foram semanas de treinamento, com simulações de canhões e bomba, e Stanley, mesmo ficando para trás com seu cão teimoso, foi aos poucos evoluindo e Bones se mostrou fiel ao seu mestre. 

Mesmo sabendo que suas chances de ser enviado a França eram mínimas , ele pediu ao tenente que fosse enviado, mesmo com um cão apenas e em um treinamento muito difícil e definitivo para escolher os cães, Bones superou todos os cães e teve o melhor desempenho, impressionando à todos. 

A contragosto, Stanley é enviado para França apenas com Bones, que se tornou seu cão fiel e protetor. 
O garoto, muito jovem ainda, ficou impressionado com o que via da Guerra, o cenário de dor e destruição na sua frente quase o fez desistir, mas na esperança de encontrar seu irmão ele seguiu em frente.



Já nos campos de comunicação, Stanley teve a grande oportunidade de enviar Bones numa missão, já que todos meios de comunicação haviam sido perdidos em meio aos bombardeios e o avanço das tropas francesas. 

O que Stanley não imaginava era que o trabalho dos cães mensageiros fossem tão importante ao ponto de salvar várias vidas e ajudar o exército a avançar na batalha. 

Após passar por uma traumática batalha, Stanley se vê querendo voltar para casa, mas como seu trabalho como treinador de cães mensageiros era muito importante, deram a ele mais um cão, Pistol, para que ele o treinasse, mas cansado do que via nos campos, Stanley havia desistido e por uma certa insistência do cão que não saía mais de perto dele, Stanley decidiu treiná-lo, sabendo que ele jamais seria tão bom e eficiente quanto Bones. 

Mas o que Stanley não sabia, era que esse novo cão, com um olhar tão puro e amoroso mudaria o rumo de sua história, revelando segredos e o mais importante, seria leal à ele até o fim. 
O livro é divido em três partes, com Stanley antes da guerra, durante a guerra e depois, contando o que aconteceu com o garoto que deixou sua pequena cidade, com a dor da perda em seu coração e a esperança em reencontrar o irmão.


O fim é realmente inesperado, e vale cada segundo de tristeza e agonia que vai se passando página por página até chegar ao final.

Soldier - leal até o fim, nos mostra que mesmo em meio a guerra, em momentos de descrença e perdas, o amor sempre vence as barreiras.

Quem ama os animais, não pode deixar de ler essa incrível história de heroísmo, amor, confiança e lealdade, entre um homem e seu cão.






Autor: Sam Angus
Editora: Novo Conceito 
Páginas: 251
Ano: 2015

2 comentários:

  1. Fui lendo sua resenha e lembrando dos meus fofinhos de estimação.
    Não sei o que seria de mim sem eles:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia, você vai amar o livro! Mas não se esqueça, vai se emocionar muito!

      Excluir